link com mais detalhes um desenho diferenciado, a Yamamura sugere a combinação de arandelas pequenas decorativas e rasgos na parede. Agora você já sabe tudo sobre os tipos de iluminação e já pode escolher qual é o melhor para sua casa. Continue por aqui e confira outras dicas para decorar, limpar e cuidar do seu lar, afinal, o Cada Casa Um Caso traz dicas de conteúdos diários que te ajudam a lidar com o dia a dia doméstico. Assim como na mesa de jantar, a luz direta garante foco em detalhes e em locais específicos.
- Confira as dicas da arquiteta Ana Yoshida para acertar na escolha do tipo de iluminação e dos modelos de luminária para diferentes ambientes da sua casa, além de ideias para testar em casa e produtos para você se inspirar.
- Usar lâmpadas de efeito amarelado (2.700K) traz aquele conforto visual que precisamos depois de um dia de cansativo.
- Um guia básico seria certificar-se de que o comprimento mais a largura da sala em pés é igual ao diâmetro do lustre em polegadas.
Espaços amplos, como a sala da família, precisarão de mais luminárias de mesa e de chão. Essas luminárias permitem que a luz ressalte nas paredes e no teto para criar esse ambiente confortável. Além disso, ter essas luzes apagadas em determinados períodos ajuda a reduzir a conta de energia e eletricidade mensal. A fonte de luz principal é aquela responsável por iluminar todo o espaço de maneira uniforme e, geralmente, fica localizada no centro do cômodo.
Pense Na Economia De Energia
Tente escolher as luminárias adequadas e instale um Bluelux para que você sempre tenha o nível de luz necessária na hora de ler, etc. A maioria das áreas de estar da casa requer uma iluminação adequada para leitura ou outras tarefas. Além disso, algumas luzes de baixo nível e que não causem ofuscamento são necessárias para assistir televisão. Para descobrir o quanto de iluminação que você vai precisar no espaço, basta seguir a fórmula apresentada anteriormente.
Não Existe Certo Ou Errado Na Iluminação O Importante É Você Se Sentir Bem No Ambiente

Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis com a escassez de luz durante uma refeição enquanto outras acham muito agradável. Arquitetos costumam defender a iluminação centrada apenas na área da mesa e das cadeiras e a utilização de lâmpadas amarelas em torno de 2000 e 3000K. O quarto é um local de descanso e aconchego, o que pede uma iluminação mais amarelada. Procure luzes centrais perto de 2700K e, se quiser iluminar outros pontos como a cabeceira da cama ou nichos, a fita de LED é uma boa opção. Para quem tem sanca com pontos de luz difusos, a recomendação é tentar se aproximar de 3000K.
Iluminação Indireta:
Você pode usar lâmpadas dimerizáveis junto com o Bluelux, que lhe dará uma ampla gama de iluminação. Ela inclui luzes embutidas, iluminação intradorso, iluminação direcionada, arandelas, lustres e pendentes. Além dessas informações, não esqueça também de pensar na iluminação do jardim. Durante o inverno, por exemplo, luminárias posicionadas da maneira correta podem dar uma cara arrojada a esse espaço da sua casa. Cada cômodo da casa tem funcionalidades que devem ser aproveitadas pelos seus moradores. Por exemplo, o quarto serve preferencialmente para descansar e, portanto, deve ser mais aconchegante.